top of page
  • Foto do escritorRay

Vantagens do recebimento das contas de energia pelo QR Code

O Pix é o sistema mais utilizado pelos brasileiros, e em meio a modernização das modalidades depagamentos, as empresas do setor elétrico precisam acompanhar essa evolução.

Analisando esse cenário de transformação digital, em janeiro de 2023, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) estabeleceu para todas as distribuidoras de energia que, sempre que solicitado pelo consumidor, a opção de pagamento por Pix QR Code seja disponibilizada – sendo que outras formas de pagamento, como débito em conta e por código de barras, continuarão válidas.


Para os consumidores, o Pix é um aliado na vida financeira, uma vez que permite o pagamento em dias atípicos, como final de semana e feriados, e possui um rápido reconhecimento do pagamento pela empresa. Confira mais vantagens a seguir!



Melhor experiência ao pagar pelo celular


O Pix foi criado para tornar o pagamento mais rápido, prático e fácil. Não é à toa que, atualmente, se trata de uma das formas de pagamento mais utilizadas por milhões de pessoas no Brasil.


Um dos motivos para o favoritismo é que não precisa inserir todos os dados de quem vai receber a transferência, apenas uma chave, que pode CPF, e-mail, número do celular ou dados da conta. Isso contribui consideravelmente para a melhora da experiência do consumidor.


Mais opções de pagamento

Para os clientes, essa opção de pagamento é mais uma alternativa em relação as modalidades já existentes. Ou seja, mais liberdade de escolha sobre como pagar as contas de energia, além de tornar o processo mais inclusivo e acessível.

Mais rapidez para quitar a fatura


O pagamento feito por boleto exige a inclusão do código de barras, seja por leitura ou digitação. Assim como o Pix pede a leitura do QR Code. No entanto, a principal diferença está no reconhecimento em tempo real do pagamento pela empresa fornecedora de energia, que é realizado na hora. Esse procedimento ajuda a evitar cortes, por exemplo.


O pagador é notificado sobre a conclusão da transação em poucos segundos. Já o boleto precisa de compensação bancária, ou seja, demora até 72 horas para o sistema identificar no pagamento.


Mais praticidade nos pagamentos em dias atípicos

Diferente de transferências por DOC ou TED, as quais só podem ser feitas em dias úteis e em horário determinados, o Pix oferece a liberdade de realizar pagamentos a qualquer dia ou horário. Nessa modalidade, as transferências são feitas de forma instantânea, inclusive aos finais de semana ou feriados.


Gratuito para pessoas físicas e jurídicas


Outra vantagem do Pix é a possibilidade de utilização do serviço de forma gratuita, tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica, dependendo das regras de cada instituição financeira. Isso significa que o consumidor não precisa se preocupar com taxas e tarifas adicionais.


Mais segurança com QR Code


O Pix possui diversas camadas de proteção, resultado da tecnologia avançada, e está cada vez mais se tornando seguro contra fraudes. As trocas de informações financeiras são assinadas digitalmente de forma criptografada, ou seja, esses dados só são identificados por quem deve recebê-los.


A funcionalidade só funciona dentro do aplicativo do banco, o qual deve ser acessado com login e senha, além de inserir a senha de transação, aumentando ainda mais a segurança.



Modalidade sustentável


O Pix é uma forma de pagamento mais sustentável, uma vez que elimina a necessidade de impressão de boletos e faturas em papel. Com isso, contribui para a redução do impacto ambiental e para a preservação dos recursos naturais.


Saiba como receber a fatura da Energisa pelo Pix


Em todas as faturas da Energisa já estão disponíveis o QR Code para pagamento via Pix. Contudo, também é possível optar pela substituição da forma tradicional de pagamento (código de barras ou débito em conta) pelo Pix. No entanto, o titular da fatura precisa permitir que a distribuidora de energia faça essa troca, de acordo com a norma aprovada pela Aneel.


No caso de clientes da Energisa, basta inserir os dados do titular da conta na página: pixenergisa.anodeconta.com.br. Se preferir, também pode entrar em contato diretamente com os canais de atendimento da Energisa e solicitar a substituição do código de barras pelo QR Code na fatura de energia.



Quer uma conta para fazer pagamentos com Pix e ainda ter acesso a benefícios exclusivos para clientes da Energisa? Baixe o aplicativo da Conta Voltz agora mesmo e abra a sua conta em menos de 3 minutos. Faça o pagamento das suas faturas de energia e negocie débitos com a Energisa direto pelo celular!

898 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page