Como economizar energia: aprenda 8 maneiras para reduzir o valor da fatura!

Cerca de 25% da renda de uma família brasileira é destinada para pagar energia, segundo a Abrace (Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres). Aliado ao alto preço da luz, o inverno também é um período que aumenta os gastos com eletricidade.


Para economizar na fatura de energia, é preciso saber que os aparelhos que aquecem ou esfriam, como geladeira, ar-condicionado, chuveiro e aquecedores, representam grande parte dos gastos. Trata-se de equipamentos que costumam ter alta potência e, por isso, aumentam o valor de consumo.


Por exemplo, um chuveiro tem, no mínimo, 4.000 watts de potência, enquanto a lâmpada de LED tem no mínimo 7 watts. Portanto, um banho de 5 minutos é o equivalente a 400 lâmpadas ligadas, aproximadamente.


Neste conteúdo, abordaremos dicas para evitar desperdícios e economizar na fatura de luz no final do mês!



8 maneiras de economizar a energia em casa


Pensando no uso eficiente da energia, veja a seguir as principais ações que ajudarão a reduzir o consumo e economizar na fatura de luz.


1. Evite deixar aparelhos em “modo espera”


Deixar um aparelho conectado à tomada sem utilizá-lo pode representar até 12% do consumo total do equipamento. Isso porque mesmo desligados, eles continuam consumindo energia se mantidos na tomada.

Sendo assim, desconecte os dispositivos quando não estiverem em uso. Afinal, não há necessidade de gastar energia à toa. Alguns exemplos de aparelhos que consomem eletricidade no “modo espera” são:

  • Computadores;

  • Televisão;

  • Videogames;

  • Micro-ondas;

  • Carregadores de celular;

  • Cafeteiras:

  • Aparelhos de som.


2. Escolha o chuveiro ideal e evite banhos longos


Quanto maior a potência de um chuveiro, maior será o consumo de energia. Essa informação indica a capacidade que o aparelho tem de aquecer a água em determinado tempo. A potência de chuveiros pode variar entre 3200 e 7800 Watts.

O modelo ideal depende do nível de vazão e pressão da água do encanamento da casa. Se for pouca vazão, não há necessidade de um chuveiro de com grande potência. Além disso, é importante controlar o tempo de banho, já que a demora ajuda a consumir mais energia e desperdiça água.


Tome banhos de até 5 minutos, no máximo, para economizar energia. No verão ou em dias mais quentes, priorize a temperatura morna ou fria do medidor do chuveiro. Assim, você consegue diminuir o consumo de eletricidade do equipamento.

3. Mantenha o ar-condicionado limpo


O ar-condicionado é um aparelho de alta potência e, por isso, consome bastante energia. Quando está sujo, ele puxa ainda mais eletricidade, aumentando o valor da conta de luz no fim do mês.


Sendo assim, crie o hábito de limpar o eletrodoméstico pelo menos 1 vez ao mês. Um filtro limpo exige menos do equipamento e faz bem para a saúde, já que está livre de pó e ácaros.

Dessa forma, você economiza energia com o ar-condicionado e cuida saúde de toda a família — além de evitar que o temporizador seja acionado várias vezes ao dia para manter a temperatura do ambiente.


Ao instalar o ar-condicionado, prefira ambientes com boa circulação de ar e de áreas que batem muito sol. É uma boa prática regular o termostato para a temperatura média de 22 ou 23 graus, uma vez que o frio “máximo” pode consumir energia em excesso.

4. Reduza o uso de aparelhos de alta potência

Além do chuveiro e ar-condicionado, existem outros eletrodomésticos que contribuem consideravelmente para o aumento na fatura de energia. Afinal, todo equipamento que tem alta resistência pode causar alterações no consumo de energia. Como é o caso de Air Fryer, que ficou famosa nos últimos anos, entre outros aparelhos como:

  • Secador de cabelo;

  • Umidificador de ar;

  • Forno elétrico;

  • Ferro de passar;

  • Luminárias etc.

Alguns hábitos podem diminuir o uso dos aparelhos citados, como deixar acumular roupas para passar tudo de uma vez, deixar o cabelo secar naturalmente, desligar as luzes quando não for necessário, entre outros.

5. Adquira eletrodomésticos eficientes

Aparelhos antigos costumam ser menos eficientes, consumindo mais energia. Por isso, se for possível, substitua-os por eletrodomésticos mais novos e com selo PROCEL de eficiência energética. Para ter uma ideia, uma geladeira com borrachas velhas pode aumentar o consumo em até 30%.

Portanto, pesquise modelos com potência mais eficiente ou troque as borrachas que garantem a vedação da geladeira.


6. Aproveite a luz natural do dia


Sempre abra janelas e cortinas durante o dia para aproveitar a luz natural. Esse hábito ajuda a reduzir o consumo de energia, além de ser uma iluminação confortável para os olhos.


Sendo assim, evite acender luzes em ambientes naturalmente iluminados. Aproveite também o sol para estender as roupas no varal, ao invés de usar a secadora ou utilizar a parte de trás da geladeira/freezer par secar panos e roupas.

7. Prefira as lâmpadas LED

As lâmpadas LED diminuem consideravelmente o consumo de energia, economizando até 80% em comparação com os modelos convencionais. Por isso, dê preferência para esse tipo de iluminação eficiente.


O tempo de vida de uma lâmpada LED é bem mais longo, durando cerca de 50 mil horas (que equivale a mais de 5 anos e meio de utilização constante). Dessa forma, você diminui o valor da fatura de luz e ainda cuida do planeta!

8. Conheça as instalações elétricas da sua casa

As residências com fiações antigas ou malfeitas costumam a aumentar o consumo de energia. Além de comprometer a segurança da casa, já que o mau dimensionamento da corrente elétrica pode causar acidentes, como curtos-circuitos e incêndios.


Por isso, é importante que um profissional faça a vistoria do local e indique a melhor forma de melhoria da fiação.

Pixsou: pague a fatura Energisa e ganhe dinheiro de volta

Dica extra para quem é da área de concessão da Energisa: quer economizar na fatura de energia, ganhando até R$20 de volta? Conheça a campanha Pixsou! Basta pagar a sua fatura Energisa pelo PIX da sua Conta Voltz. Veja como:

  1. Localize o QR CODE de pagamento via PIX na sua fatura Energisa;

  2. Abra seu app Voltz e clique em PAGAMENTOS;

  3. Clique em PAGAR COM PIX;

  4. Aproxime o leitor de QR CODE DA FATURA ENERGISA;

  5. Finalize o seu pagamento!

Aguarde até 30 dias para receber o seu dinheiro de volta e aproveitar do jeito que quiser! Lembre-se que a promoção é válida apenas para a primeira fatura paga através da Conta Voltz.

Acesse a página do Pixsou e saiba mais sobre como ganhar dinheiro de volta pagando a sua fatura Energisa.

22 visualizações0 comentário