5 casos em que o empréstimo pessoal é a solução

O empréstimo pessoal é a solução para voltar a ter o controle da sua vida financeira. Muitas pessoas acham que emprestar dinheiro do banco é uma forma de adquirir mais uma dívida. Mas pelo contrário: essa modalidade de empréstimo pode ajudar você a se livrar das contas atrasadas e, finalmente, economizar uma graninha no final do mês.


Quitar dívidas de cartão ou cheque especial, investir em um negócio ou custear despesas inesperadas são alguns dos principais motivos para optar pelo empréstimo pessoal. Para garantir a melhor escolha, o ideal é escolher o plano que encaixe melhor na sua renda mensal.


Confira este conteúdo para entender em quais situações o empréstimo pessoal pode ser a solução!


O que é empréstimo pessoal?

O empréstimo pessoal é uma modalidade de serviço financeiro oferecida por bancos, em que a instituição empresta dinheiro para pessoas físicas. Nesse caso, não é necessário justificar como o dinheiro será utilizado se não quiser. Ou seja, o dinheiro é gasto da forma que desejar: quitar dívidas, comprar um carro, dar entrada em uma casa, viajar, entre outras situações.

Segundo um estudo sobre “Comportamento dos brasileiros ao usar o empréstimo pessoal” da Serasa Experian, 22,4% de pessoas acima de 60 anos faz uso do empréstimo pessoal, seguido de:

  • 17,8% de 51 a 60 anos;

  • 16,4% de 36 a 50 anos;

  • 14,8% de 26 a 35 anos;

  • 11,1% de 18 a 25 anos.

A faixa de idade dos idosos, a qual concentra os aposentados, consiste em um momento mais maduro e experiente com o dinheiro pelos indivíduos. Sendo assim, essas pessoas costumam priorizar o pagamento das dívidas, evitando um desequilíbrio financeiro e mantendo controle das despesas.

A vantagem desse tipo de empréstimo é que não precisa oferecer garantia, como imóvel ou carro. De modo geral, para conseguir o dinheiro, o banco faz uma análise do histórico de pagamento e da situação do nome do consumidor. Essa é uma modalidade oferecida pela Voltz (Saiba mais aqui).


Para solicitar, você faz uma simulação na página de empréstimos da conta, informando o valor que deseja e as informações pessoais. Depois, basta selecionar o melhor plano de pagamento para o seu perfil e aguardar a análise de crédito. Todo o processo dura apenas 2 minutinhos!

5 situações que o empréstimo pessoal vale a pena

Apesar do empréstimo pessoal não precisar justificar os gastos para o banco, é muito importante pensar bem antes de solicitar o dinheiro para uma despesa não essencial. A falta de planejamento pode resultar em inadimplência e a dívida pode crescer consideravelmente.

Em contrapartida, o empréstimo pessoal pode ser a solução para os exemplos de situações a seguir:

1. Dinheiro extra para despesas não planejadas


É difícil se programar para situações não planejadas em que, muitas vezes, a reserva de emergência não é suficiente. Sendo assim, o empréstimo pessoal é um ótimo aliado nas contas imprevistas como:


  • custear despesa médica para você ou um membro da família;

  • emergências que necessitam de consulta odontológica;

  • manutenção no carro o qual você utiliza para trabalhar;

  • substituição de um computador ou celular quebrado, entre outros.


2. Quitação de dívidas que possuem taxas de juros mais altas

Passou do ponto no cartão de crédito ou cheque-especial? Saiba que as taxas de juros e outras cobranças dessas modalidades de crédito são muito altas. Por isso, o empréstimo pessoal é a solução para consolidar as dívidas e evitar problemas financeiros maiores. Afinal, os juros de rotativo podem virar uma bola de neve com o passar do tempo.

Consolidar as dívidas em apenas uma também é uma maneira inteligente de eliminar aquelas contas antigas que estão sujando o seu nome, sem sobrecarregar o seu salário no fim do mês.

3. Investimento no próprio negócio

O empréstimo pessoal é a peça que faltava para tirar a ideia do próprio negócio do papel. Muitos autônomos buscam no empréstimo uma maneira de investir uma atividade de geração de renda única ou extra. Alguns exemplos são os consultores, vendedores de doces, profissionais da estética e beleza, técnicos e mecânicos, organizadores de festa, entre outros.

Além disso, o dinheiro pode ser utilizado como capital de giro para manter o funcionamento da empresa e garantir o crescimento do negócio— seja mantendo o estoque ou pagando em dia fornecedores e colaboradores, por exemplo.


3. Reforma ou mudança de residência

Muitas vezes, a reforma de uma casa vai além de apenas a estética do ambiente. Alguns motivos podem levar a essa necessidade, como uma exigência da prefeitura, danos ocasionados por chuva ou ventania, problemas de encanamento ou parte elétrica, melhora na acessibilidade de idosos ou pessoas com mobilidade limitada. Por isso, solicitar um empréstimo pessoal pode ser a solução para melhorar a qualidade de vida.

4. Desenvolvimento na carreira profissional

O empréstimo pessoal é um dinheiro que pode te ajudar a começar o curso que vai transformar a sua carreira. Além disso, o dinheiro também pode contribuir para a reforma de um ambiente de trabalho na sua casa, aumentando a sua produtividade e impulsionando a sua performance na empresa.


Por que fazer empréstimo pessoal na Voltz?

A Voltz busca sempre olhar as necessidades pelos olhos dos clientes, buscando soluções em forma de produtos financeiros que facilitem e melhorem a vida das pessoas. Por esse motivo, o empréstimo pessoal da Voltz, em parceria com a Rebel, oferece benefícios como:

  • taxas atrativas para não pesar no bolso do consumidor;

  • condições facilitadas de pagamento para não comprometer a renda;

  • praticidade na simulação através do site, sem filas de espera em bancos;

  • confiabilidade da fintech do grupo Energisa.


Quer saber mais? Acesse a página de empréstimo pessoal da Voltz e faça uma simulação em poucos minutos!

127 visualizações0 comentário